Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

http://pessoas.hsw.uol.com.br/fogos-de-artificio.htm | Gabriel Sankari - N 18

               Funcionamento dos Fogos de Artifício !
Fala dos componentes :
  • combustível
  • oxidante
  • pólvora de ferro ou aço
  • aglutinante
Muitas pessoas assitem os show's de fim de ano  , ou até mesmo em jogos de futebol , e tem a curiosidade de saber como tudo aquilo acontece , aqui estou mostrando um pouco sobre tudo isso . Pequenas conchas , contém muitos elementos quimicos , em quantidades exatas , para não dar algo errado , todos são adicionados juntos , com um explosivo . Quando acendemos , a polvora explode , fazendo o salto quântico  , que é quando um eletron aumenta sua camada , quando volta a sua camada de origem emite uma luz colorida !

http://www.quiprocura.net/fogo.htm | Mark N 34

            Como são formadas as cores :
Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora
(mistura de enxofre, carvão e salitre "nitrato de potássio")
e por um sal de um elemento determinado
(o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão)

Sais e as cores que produzem:
NaNO3, Na3AlF6 e NaCl produzem a cor amarela.
CuCl e Cu3As2O3Cu(C2H3O2)2 produzem cor azul.
CaCl2, CaSO4 e CaCO3 produzem cor laranja.
SrCO3 e Li2CO3 produzem a cor vermelha.
Ba(NO3)2 e BaCl+ produzem a cor verde.

http://www.brasilescola.com/matematica/velocidade-luz-x-velocidade-som.htm | Marwin N 35




                       Velocidade e Som :

Este texto explica o porque que nós vemos primeiramente a luz e em seguida o som. Isto ocorre porque a velocidade da luz é muito mais doque a do som, então quanto são lançados foguetes, vemos primeiro a sua luz e depois ouvimos a explosão. Pode se usar essa diferença para descobrir a distancia do local de onde sai a onde de luz e som, você só precisa contar o tempo entre a luz e o som e multiplicar a velocidade do som. Ex.: t=5s Vs=340 m/s logo 5.340=1700 metros.

http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT669619-1716-9,00.html | Gabriel Gorz - N 17



O por que ? Das cores , e formas ! :
Os fogos de artifício são, basicamente, um dispositivo que fica envolvido em um cartucho de papel (em geral, em forma de cilindro). Na parte inferior do cartucho fica o propelente - a carga explosiva que leva os fogos para o alto. Na parte superior fica a 'bomba', com pequenos pacotinhos de sais responsáveis pelas diferentes cores e efeitos que surgem nas explosões. Há dois pavios, um para o propelente, que queima mais rápido, e outro para a bomba, que é mais demorado para que exploda somente no céu.
O propelente mais utilizado é a pólvora negra, uma mistura de nitrato de potássio (KNO3), enxofre e carvão. Esse tipo de pólvora foi descoberto pelos chineses há mais de 2.200 anos e era usado para espantar maus espíritos através de seu barulho e brilho. Outro propelente comum é o altamente explosivo perclorato de potássio (KCLO4), que é misturado com a pólvora.
A disposição dos pacotes de sais na bomba causa os diferentes desenhos que se formam na hora da explosão. Já para conseguir as cores variadas, as bombas são compostas por elementos químicos específicos (veja tabela). Na hora em que a pólvora explode, a energia produzida excita os elétrons dos átomos desses elementos. Em outras palavras, os elétrons 'saltam' de níveis de menor energia (mais próximos do núcleo) para níveis de maior energia (mais distantes). Quando retornam aos níveis de menor energia, liberam a energia que absorveram em forma de luz colorida.

Resumo de: Gabriel Pries Gorz (17): neste texto esta explicando como funciona e o que faz os fogos fazerem todos aqueles brilhos, isto acontece por causa que os elétrons "saltam" de níveis mais baixos para níveis mais altos então quando retornam para níveis mais baixos assim produzindo luz. Cada elemento faz um tipo de luz como:
Amarelo - Sódio (Na)
Azul-esverdeado - Cobre (Cu)
Branco-metálico - Magnésio (Mg)
Vermelho - Cálcio (Ca)
Vermelho-carmim - Estrôncio (Sr)
Verde - Bário (Ba)
Violeta - Potássio (K)